PRESSOSTATO PSI 60/80 M 01X01 UN
Como funciona um pressostato para compressor de ar?
Quando um compressor de ar é ligado na rede elétrica, e o pressostato ¿percebe¿ que a pressão está baixa, ele liga o sistema de pressurização. Assim, a pressão sobe gradualmente, até atingir o valor máximo regulado no pressostato - momento em que este desliga o sistema.
À medida que o ar comprimido é utilizado, a pressão começa a cair, até o valor mínimo regulado no pressostato, quando este volta a ligar o compressor.
Por exemplo, um pressostato de 80 / 120 psi manterá a pressão interna do reservatório entre esses valores, desligando em 120 psi e voltando a ligar em 80 psi, mantendo um diferencial de 40 psi (diferença entre as pressões máxima e mínima).
Em outras palavras, a pressão de trabalho do compressor será definida pela regulagem do pressostato utilizado.
Geralmente, o pressostato para compressor de 80 / 120 psi é conhecido no comércio como ¿pressostato de baixa pressão¿. Já o modelo com regulagem de 125 / 175 psi é chamado de ¿pressostato de alta pressão¿.
Exemplos de aplicação dos pressostatos
Pressostatos para compressores de ar (pneumáticos)
Os compressores são essenciais para o funcionamento de ferramentas e aparelhos pneumáticos, como pistolas de pintura, furadeiras, instrumentos odontológicos e muitos outros.
Nesta aplicação, normalmente os pressostatos de ar são utilizados em conjunto com outros dispositivos, tais como:
Manômetros
O manômetro é um instrumento de medição, utilizado para monitorar a pressão interna do reservatório do compressor, informando os valores correspondentes em bar ou psi, na maioria das vezes.
Válvulas de segurança
São dispositivos que liberam automaticamente a saída do ar comprimido para o ambiente em caso de falha, quando a pressão do reservatório do compressor se aproximar do valor máximo suportado pelo mesmo.